Ari D de Oliveira

Blogs y Canales

¡Bienvenidos al sitio web!

Última actualización: enero de 2025

Home Vida Digital Tecnologia Viajes Redes

Látvia (Letônia)
por Ari D de Oliveira

Este sitio completa mi experiencia en Internet

Visitar a Polônia © / Internet
Visitar a Letônia (Látvia) © / Internet

Trotamundos y amante de la tecnología, he visitado 44 países y planeo visitar 6 países más al año que viene. Me encanta el marketing, los negocios, la programación, la moda, la belleza y la cocina.


Látvia (Letônia)


A Letônia ou Látvia (English | Français), com pouco menos de 2 milhões de habitantes, é um país da Europa do Norte, estende-se do Mar Báltico (Golfo de Riga), ao noroeste, à Rusia (leste), ao Belarus (sudeste) e Ucrânia (idem) e à Lituânia (sul).

A Letônia (Látvia) compreende terras da antiga Curlândia cuja cidade principal também era Riga. Cerca de 37% da população tem o russo como língua materna.

Como os outros dois Países Bálticos o país foi invadido pelos Cavaleiros Teutônicos, a Suécia, a Polônia-Lituânia e pela Rusia. É um país independente (como os outros dois) desde o colapso da União Soviética, em 1991.
Cerca de 72% da população se consideram letões, seguidos de 20% que são considerados russos.


Riga
Com mais de 600 mil habitantes, Riga, situada na foz do Rio Daugava, o qual desemboca no Golfo de Riga; é a capital e a cidade mais importante do país, com mais de 1/3 da população da Letônia.

Curlândia
Antiga região da Letônia, a Curlândia, em letão Kurzeme, compreendia a região oeste do país e tinha Riga como sua principal cidade.

Turismo
Importante destino turístico da Europa do Norte, a Letônia tem rica história e paisagens diversificadas, sendo por isso um bom ponto de partida para a descoberta dos Países Bálticos por sua posição estratégica entre a Lituânia ao sul e a Estônia ao norte.

A começar por sua capital, Riga, cidade medieval, a maior cidade da Letônia, são muitas as atrações espalhadas por este agradável país. De automóvel, de trem ou de ônibus, há sempre várias opções para levar você até o seu destino de férias, como a bela cidade portuária de Liepaja.


Indústria e tecnologia

Atualmente a Letônia é um país desenvolvido, com bom nível de vida e economia avançada, com destaque para os transportes (portos, o aeroporto de Riga, o mais movimentado dos Países Bálticos ).
O Porto Livre de ventspils é o mais movimentado desta região da Europa.

A companhia aérea de baixo custo airBaltic é uma empresa local que conecta a Letônia a diversos destinos internacionais.


Riga Antiga

Classificada como Patrimônio da Humanidade, o Centro Histórico de Riga (Riga Antiga) é uma das principais atrações do país.
Com diversas opções no campo das artes, da cultura, da gastronomia e do folclore, visitar Riga é um programa turístico completo para um fim de sema ou uma estadia mais prolongada.
Ver também: Cozinha da Letônia


Látvia Hoje

A Letônia tem grande importante diversidade étnica. Na capital Riga menos da metade da população é de origem látvia. Além dos Russos outras minorias importantes são: Ucranianos e Bielorussos (3% cada).

A única língua oficial é o letão e, de longe, a segunda língua mais falada no país é o russo, falado por quase 35% da população.


Riga


Riga, principal cidade dos Países Bálticos, com mais de 600 mil habitantes (à frente de Vilnius (550 mil hab.) e Tallinn (430 mil hab.), é uma cidade com rica história, também com destaque nas artes, e na gastronomia, além de diversão e eventos que se concentram na maior cidade da Letõnia.

Cidade Medieval
A cidade foi fundada em 1201, no território da antiga Livõnia, fez parte da Liga Hanseática e foi palco de importantes acontecimentos históricos. Da II Guerra Mundial até 1991 (Colapso da União Soviética) a cidade foi ocupada pela Rusia.

Atravessada pelo Rio Daugava, o Centro Histórico de Riga é classificado Patrimônio Mundial pela Unesco.


Grande centro comercial, plataforma de transportes e de comunicações, centro cultural, tecnológico, e maior centro financeiro regional, Riga sobressai-se por seu dinamismo e vocação de predominância em vários campos da atividade econômica e cultural da Europa do Norte.


Daugavpils


Situada no sudeste do país na região da Látgalia, atravessada pelo Rio Daugava, Daugavpils é segunda cidade mais importante do país, com aproximadamente 80 mil habitantes, vizinha à Lituânia e a Belarus (30 km).

Daugavpils é uma cidade medieval, também famosa por suas construções em estilo Art Nouveau. É uma cidade que merece uma visita sobretudo para os amantes de história e de artes.
Quase metade da população da cidade é de etnia russa e fala russo. A posição estratégica da cidade é uma razão a mais para uma visita e excursão à Rusia ou à Lituânia.

A cidade também é famosa por suas construções de tijolos vermelhos.


Liepaja


Situada na costa do Mar Báltico, no oeste do país, Liepaja, em alemão Libau é famosa por suas dunas e seu porto desde os tempos da Curlândia, quando era conhecida como o Porto da Curlândia..

Atualmente, a cidade, que já foi a mais importante base naval russa e teve acesso fechado ao público e não aparecia nos mapas, tem pouco menos de 70 mil de habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa do país. É muito visitada por seu rico patrimônio artístico e cultural. Liepaja, rico passado histórico, sendo um dos mais importantes destinos turísticos da Letônia.

Além disso, Liepaja foi condecorada com a Ordem da Revolução de Outubro por sua bravura face aos exércitos alemães durante a II Guerra Mundial.
.

Cozinha da Letônia

Aproveite sua visita à Letônia e saboreie os deliciosos pratos da cozinha letã! Uma autêntica cozinha da Europa do Norte com fortes influências dos países vizinhos, que tira proveito dos bons e abundantes produtos da agricultura do país. A carne mais consumida é a carne de porco. Os peixes também ocupam lugar de destaque.
Dentre as especialidades mais populares, destacam-se: o smorgasbord (aukstais galds), o sipolu sitenis e a sopa grybo sriuba.

Com petiscos e pratos conhecidos e bastante populares, dos quais se destacam o piragi, o queijo típico janus siers e o rupjmaize (pão escuro).
Aproveite sua viagem para lançar-se também em uma deliciosa aventura gastronômica! E não deixe de provar a kvas, uma bebida típica do país.
Saber mais sobre a Cozinha da Letônia


Atrações da Letônia


Muitos turistas visitam a Letônia para descobrir suas principais atrações (veja abaixo), que incluem a cidade medieval de Riga, Liepaja e outras atrações naturais (paisagens dos parques naturais).
Outros, além destas, incluem visitas a museus, galerias, descobertas gastronômicas e provar as delícias da cozinha do país, regional e local, encontrar diversão e conhecer um pouco da vida cultural e noturna. Tudo isso e muito mais você encontrará nestas páginas.

Com dimensões continentais e uma surpreendente diversidade de paisagens e de povos, são as seguintes as 10 mais desejadas e visitadas atrações da Letônia:

Riga

Daugavpils

Liepaja

Jelgava

Jurmala

Ventspils

Rëzekne

Valmiera

Jëkabpils

Ogre


Regiões da Letônia

O território do país está dividido em 5 regiões (sem fins administrativos):
A região da capital: Riga; Além da Curlândia (Kurzeme), Látgalia, Vidzerne (antiga Livônia) e Semigália.


Principais cidades da Letônia

As 10 principais cidades da Letônia são:
  1. Riga, a capital
  2. Daugavpils
  3. Liepaja
  4. Jelgava
  5. Jurmala
  6. Ventspils
  7. Rëzekne
  8. Valmiera
  9. Jëkabpils
  10. Ogre


Principais Destinos turísticos da Letônia

Importante destino turístico da Europa do Norte (Países Bálticos) a Letônia tem variadas atrações para oferecer aos visitantes.

Os principais destinos turísticos da Letônia são:
  1. Riga, a capital
  2. Daugavpils
  3. Liepaja
  4. Jelgava
  5. Jurmala
  6. Ventspils
  7. Rëzekne
  8. Valmiera
  9. Jëkabpils
  10. Ogre



Próximas paradas

Primer viaje programado tras la famosa pandemia del covid-19, el itinerario inicial incluía visitar siete países entre los cuáles están los países bálticos: Próximas paradas

Los países más bellos

De África, América y Europa

No es una tarea fácil elegir el más bello entre los 44 países que he visitado hasta ahora. Pronto se sumarán más países incluido en esta lista (ver más abajo).


Estados Unidos
Estados Unidos es el país número uno para visitar por muchas razones; lugares maravillosos para descubrir, como el Gran Cañón, el Parque Yosemite, la playa Big Sur y el Parque Nacional Everglades.

Además, hay muchos otros lugares fantásticos para visitar, incluidas ciudades, parques nacionales, zonas de compras para turistas y otras atracciones.

Francia
Por su increíble diversidad de paisajes, Francia viene después de Estados Unidos.

Francia es un país de visita obligada para los amantes de la gastronomía, el vino, el queso, la moda y muchos otros productos prestigiosos. Con un rico patrimonio histórico y muchos castillos, para mí, es un destino irresistible.

Reino Unido
El Reino Unido es un destino de vacaciones que definitivamente debería estar en tu lista de deseos.

Para mí, Londres, la Abadía de Westminster, el Museo Británico y la vida nocturna londinense merecen una visita. Hacer compras también es esencial.

Italia
Italia, además de por sus diversos paisajes, merece la pena visitarla ya que es una de las cunas de nuestra civilización. Además, la gastronomía y los vinos, así como la moda y el estilo, son aspectos inconfundibles de este acogedor país. Para mí, el El Coliseo de Roma, la Torre Inclinada de Pisa y Venecia son destinos imprescindibles.

Mis países en la lista principal

Estados Unidos

Francia

Reino Unido

Italia

Las 5 ciudades más importantes

De los cientos de ciudades que he visitado, las que más me gustan son (en este orden):

Nova York

Paris

Londres

Amsterdã

Praga


Otras ciudades que me gustaron mucho son:

San Petersburgo

Lisboa

Venecia


Los museos más grandes

Está previsto que la aplicación para Android del Museo del Hermitage se lance durante el verano de 2025.


Más bonitos

British Museum

The Musée du Louvre

MoMA

Ermitage

Museu Nacional de Antropología, Cidade do México