Ari D de Oliveira

Blogs y Canales

¡Bienvenidos al sitio web!

Última actualización: enero de 2025

Home Vida Digital Tecnologia Viajes Redes

Suécia
por Ari D de Oliveira

Este sitio completa mi experiencia en Internet

Visitar a Suécia © / Internet
Visitar a Suécia © / Internet

Trotamundos y amante de la tecnología, he visitado 44 países y planeo visitar 6 países más al año que viene. Me encanta el marketing, los negocios, la programación, la moda, la belleza y la cocina.


Suécia


A Suécia, terceiro maior país da União Europeia, (English | Français), é um país escandinavo, estende-se do Mar Báltico, ao sul e a leste, ao Golfo de Bothnia a leste e nordeste. e da Dinamarca ao sul e Noruega a oeste.
A Suécia tem uma população de 10,5 milhões de habitantes concentrados sobretudo na parte sul do país.

Durante a Era Viking a Suécia expandiu seus territórios até os Países Bálticos. Posteriormente, incluia também a Finlândia que foi depois perdida para os russos.

Chegou a ser, no século XVII, a maior potência europeia, vindo em seguida a perder seus territórios anexados para a Rusia.

Durante as guerras mundiais do século XX o país manteve sua neutralidade, a qual deixou de vigorar quando da invasão da Ucrânia pela Rusia. Pouco depois, aderiu à Otan, como a vizinha Finlândia

Estocolmo, é uma das cidades mais visitadas da Escandinávia e ponto de partida para excursões para os vizinhos Países Bálticos e a Finlândia.


Estocolmo
Estocolmo, é o maior centro comercial, político e financeiro do país desde o século XIII. Estocolmo tem atualmente uma população de 1,3 milhões de habitantes, o que corresponde a quase 10% da população da Suécia; a área metropolitana corresponde a cerca 20% da população do país.

Localização
A capital da Suécia, está situada no encontro do Lago Marlaren com o Mar Báltico formando um arquipélago de 20 ilhas e outras menores no sudeste do país.

Turismo
Importante destino comercial e turístico do Norte da Europa, a Suécia tem rica história e paisagens diversificados, da Lapônia, no extremo norte do país, à capital, sendo por isso um bom ponto de partida para a descoberta desta região setentrional da Europa por sua posição estratégica.

A começar por sua capital, Estocolmo, a maior metrópole da Suécia, são muitas as atrações espalhadas por todo este grande país, como a incrível Ponte de Oresund, a qual liga a cidade de Malmö à capital da Dinamarca, Copenhague.
De automóvel, de avião, de trem ou de ônibus, há sempre várias opções para levar você até o seu destino de férias, como a bela cidade portuária de Helsingborg.


Indústria e tecnologia

A Suécia tem um bom setor industrial e automobilístico, com forte produção no setor tecnológico, ferroviário, aeronáutico (com os famosos caças Gripen) e militar (exportador de armas).

Durante a II Guerra Mundial a Suécia teve o status de país neutro. O que não a impedia de ter um dos melhores exércitos da Europa.
Atualmente, seu exército é um dos mais importantes e modernos da Europa com notável armamento ptoduzido no país.

O país também é um grande exportador mundial de bens e serviços. O turismo ocupa uma posição de destaque na economia, correspondendo a 4,5% do PIB. A Suécia é o 4º país do mundo em democracia e um modelo de igualdade de oportunidades e nível de vida, o chamado modelo sueco.


Sociedade

País campeão de democracia e igualdade social a Suécia, tem um dos melhores níveis de vida do mundo,

Grandes empresas multinacionais das máquinas aos aparelhos eletrônicos (telefones), a Suécia vale a visita para se descobrir seu modelo social.
Ver também: Cozinha da Suécia


Suécia Hoje

A Suécia, país membro da União Europeia, tem grande influência nos países vizinhos pelo dinamismo e pujança da sua economia. Faz parte do Espaço Schengen mas não utiliza o euro, mantendo sua moeda, a coroa sueca.

Pesquisa, telecomunicações, ciência e Terra do Prêmio Nobel, o visitante terá uma longa lista de atrações e descobertas a explorar na Suécia.

Estocolmo


Estocolmo - a Veneza do Norte - é uma cidade com rica história, muitos lugares bonitos e também com destaque nas artes (museus), e na gastronomia, além de diversão e eventos que se concentram na metrópole da Suécia.
Para se ter uma ideia do dinamismo da capital sueca, a cidade é o polo mais desenvolvido da Suécia desde o século XIII.

Situada na região central do país, a Svealand, Estocolmo está situada em um arquipélago, sendo ligada por pontes ao continente, província de Uppland. Muito visitada por turistas de todo o mundo, a cidade encanta por sua beleza, preservação, limpeza e atrações.
Atravessada por vários cursos d'água, a cidade é bem servida em transportes públicos (a cidade metrô), e vários ferries ligam Estocolmo às capitais dos Países Bálticos.


Grande centro comercial, plataforma de comunicações, centro cultural, tecnológico, e maior centro financeiro regional, Estocolmo sobressai-se por seu dinamismo e vocação de predominância em vários campos da atividade econômica e cultural da Escandinávia.


Gotemburgo


Situada no sudoeste do país, estreito de Categate, atravessada pelo Rio Gota, Gotemburgo, é a segunda cidade da Suécia e o porto mais importante da Escandinávia.

Gotemburgo fica em parte nas regiões históricas de Bohuslan e Västergottland; do outro lado do Estreito de Categate estão as cidades de Skagen e Frederikshavn (Dinamarca).

Com pouco menos de 610 mil habitantes, Gotemburgo, grande centro industrial, comercial e tecnológico, é a metrópole da costa oeste da Suécia.

Entre outras grandes empresas e multinacionais, Gotemburgo é sede da Volvo, SKF, AstraZeneca, Ericsson, Saab, entre outras.

Gotemburgo é ligada às outras cidades importantes da região por ferries da companhia Stena Line, cuja sede é na cidade, considerada uma das maiores companhias de ferries do mundo.

Fundada pelos Holandes no início do século XVI, o centro da cidade com seus canais é uma das atrações de Gotemburgo, além da cozinha típica local, com destaque para os peixes (bacalhau fresco).


Malmö


Malmö, situada no condado de Skane (Scânia), sudeste da Suécia é a terceira cidade mais portante do país.

Atualmente, a cidade tem 360 mil de habitantes, sendo a sexta cidade mais populosa da Escandinávia. É muito visitada por seu rico patrimônio artístico e cultural. e graças à Ponte Oresund forma uma grande aglomeração urbana junto a Copenhague, na vizinha Dinamarca.

No século XV Malmö era a segunda cidade mais importante da Dinamarca.
.
Na atualidade, Malmö é sede de várias empresas multinacionais, como IKEA, Securitas, entre outras.


Cozinha da Suécia

Aproveite sua visita à Suécia e saboreie os deliciosos pratos da cozinha sueca e escandinava! Uma autêntica cozinha da Europa Nórdica, que tira proveito dos bons e abundantes produtos da terra. Dentre as especialidades mais populares, destacam-se: a svenska köttbullar (almôndegas com macarrão e um umolho sueco) o prato mais típico do país, a falukorv (salcicha com purê de batatas) e o sill och potatis (arenque com batatas cozidas.

Com petiscos e pratos conhecidos e bastante populares, dos quais se destacam o sill (arenque), o gravlax (salmão) e o famoso smörgasbord (buffê de pratos variados. Aproveite sua viagem para lançar-se também em uma deliciosa aventura gastronômica! Não exagere na aquavit (bebida alcoólica)!
Saber mais sobre a Cozinha da Suécia


Atrações da Suécia


Muitos turistas visitam a Suécia para descobrir suas principais atrações (veja abaixo), que começam pela capital Estocolmo e as ilhas do seu arquipélago.
Outras atrações, incluem visitas a museus (muitos visitam o Museu ABBA), galerias, descobertas gastronômicas e provar as delícias da cozinha do país, regional e local, encontrar diversão e conhecer um pouco da vida cultural e noturna. Tudo isso e muito mais você encontrará nestas páginas.

Com dimensões continentais e uma surpreendente diversidade de paisagens e de povos, são as seguintes as 10 mais desejadas e visitadas atrações da Suécia:

Estocolmo

Gotemburgo

Malmö

Uppsala

Linköping

Örebro

Västeräs

Helsingborg

Norrköping

Jönköping

• A Lapônia, maior província da , no extremo norte do país é bastante procurados por amantes da natureza e de paisagens nórdicas.


Regiões da Suécia

O território do país está dividido em 25 províncias históricas (mas o país é dividido em condados, do ponto de vista administrativo):
Capital: Estocolmo (prov. de Uppland e ); Blekinge, Bohustän, Dalama, Dalsland, Gotland, Gästrikland, Halland, Hälsingland, Härjedalen, Jämtland, Lappland, Medelpad, Närke, Norrbotten, Öland, Östergöttland, Skäne, Smaland, Södermanland, Uppland, Värmland, Västerbotten e Västmanland.


Principais cidades da Suécia

As 10 principais cidades da Suécia são:
  1. Estocolmo, a capital
  2. Gotemburgo
  3. Malmö
  4. Uppsala
  5. Linköping
  6. Örebro
  7. Västeräs
  8. Helsingborg
  9. Norrköping
  10. Jönköping/li>


Principais Destinos turísticos da Suécia

Importante destino turístico da Europa Oriental (12º país mais visitado do mundo) a Polônia tem variadas atrações para oferecer aos visitantes.
Os principais destinos turísticos da Polônia são:
  1. Estocolmo, a capital
  2. Gotemburgo
  3. Malmö
  4. Uppsala
  5. Linköping
  6. Örebro
  7. Västeräs
  8. Helsingborg
  9. Norrköping
  10. Jönköping



Próximas paradas

Primer viaje programado tras la famosa pandemia del covid-19, el itinerario inicial incluía visitar siete países entre los cuáles están los países bálticos: Próximas paradas

Países Mais Bonitos

Da África, Américas e Europa

Não é uma tarefa fácil escolher o mais bonito entre os 44 países que visitei até agora. Mais países serão muito em breve incluídos nesta lista (veja abaixo).


Estados Unidos
Os Estados Unidos são o país número um para visitar por muitas razões; lugares maravilhosos para descobrir, como o Grand Canyon, o Parque Yosemite, a praia Big Sur e o Parque Nacional Everglades.

Além disso, há muitos outros lugares excelentes para visitar, incluindo cidades, parques nacionais, compras para turistas e outras atrações.

França
Pela sua incrível diversidade de paisagens, a França vem depois dos Estados Unidos;.

A França é um país imperdível para os amantes da gastronomia, vinho, queijo, moda e muitos outros produtos de prestígio. Com uma rica herança histórica e muitos castelos, para mim, é um destino irresistível.

Reino Unido
O Reino Unido é um destino de férias que definitivamente deve estar na sua lista de desejos.

Para mim, Londres, a Abadia de Westminster, o Museu Britânico e a vida noturna de Londres valem uma visita. Fazer compras também é essencial.

Itália
A Itália, além de suas paisagens diversas, vale a pena ser visitada por ser um dos berços da nossa civilização. Além disso, a culinária e os vinhos, assim como a moda e o estilo, são aspectos inconfundíveis deste país acolhedor. Para mim, o Coliseu de Roma, a Torre Inclinada de Pisa e Veneza são destinos imperdíveis.

Mis países en la lista principal

Estados Unidos

Francia

Reino Unido

Italia

Las 5 ciudades más importantes

De los cientos de ciudades que he visitado, las que más me gustan son (en este orden):

Nova York

Paris

Londres

Amsterdã

Praga


Otras ciudades que me gustaron mucho son:

San Petersburgo

Lisboa

Venecia


Los museos más grandes

Está previsto que la aplicación para Android del Museo del Hermitage se lance durante el verano de 2025.


Mais bonito

British Museum

The Musée du Louvre

MoMA

Ermitage

Museu Nacional de Antropología, Cidade do México

Mais visitado

Portugal

Espanha

Checo República

Alemanha

Suíça